Brougth to you

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Vou começar este artigo contando uma pequena história.

Certa vez, eu precisei na minha equipe de um colaborador que falasse inglês fluentemente para atendermos uma demanda de canadenses. Foi então que me lembrei de um rapaz que eu queria contratar há tempos, pois identificava nele um perfil proativo, e ele falava inglês fluentemente. Então, entrei em contato com ele que, no mesmo momento, se prontificou a começar a trabalhar com a gente e a atender os canadenses, o que fez com excelência.

Esse colaborador ingressou para suprir uma necessidade que possuíamos no setor comercial; até então realizávamos somente vendas passivas, e ele atingiu os resultados esperados. Nossa demanda por serviços aumentou e começamos a crescer em áreas até então inexploradas. Mas, o colaborador tinha um “problema”: ele nunca chegava no horário, estava sempre 1h atrasado, o que gerou um incômodo na equipe e na gestão.

Agora convido vocês a analisarem comigo a situação!

A empresa que estou apresentando possui uma gestão conservadora, que preza pelo cumprimento do horário de entrada e saída, enaltecendo os colaboradores que passam o período pré-determinado na empresa, mesmo que entreguem resultados apenas satisfatórios.

Eu, como gestor, tentei quebrar esse paradigma, demonstrando que, desde que não impacte negativamente nos compromissos, o horário de entrada e saída é irrelevante para o atingimento de grandes resultados. Tentei também demonstrar que o colaborador não é pago para estar presente na empresa por 40 horas semanais, ele é pago para gerar resultados e ganhos para a empresa. Eu sempre afirmei que prefiro um colaborador que gere R$2.000,00 em 2 horas do que aquele que gera R$2.000,00 em 8 horas, pois o custo diminui e a eficiência em geral aumenta. O mais importante é saber extrair o melhor de cada um!

Após muitas tentativas e discussões com os demais gestores, fui vencido e, após 2 anos de muita cobrança da alta gestão em relação aos horários, aquele colaborador extremamente produtivo se desligou (pediu demissão) da empresa, pois ao invés de ser enaltecido pelos resultados era punido pelos atrasos. A equipe, então, voltou a realizar somente as vendas passivas.

O segredo de se trabalhar com pessoas é entender que todos são diferentes e que cada um possui um ponto forte a ser entregue!

Agora, eu gostaria de saber a sua opinião, leitor! O que é mais importante para você: produtividade ou tempo disponível?

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